Soluções Técnicas

Trabalhos em Pedra & Rock Gardens – A presença de elementos de pedra, muretes e estruturas em pedra ajudam a criar um sentido de composição do espaço. A Utilização de pedras em espaços verdes pode encerrar vários objetivos, servindo por exemplo como solução para a estabilização do solo, principalmente em taludes; contribui para a melhoria da drenagem natural do terreno; além de criar uma estrutura interessante para suportar o desenvolvimento da vegetação, realçando-a ainda mais. Jardins do estilo Rock Garden são aqueles que utilizam pedras na sua formação e que podem seguir o conceito oriental onde a pedra significa conhecimento, longevidade e principalmente eternidade. Ou então pode ser um Rock Garden de conceito ocidental, onde as plantas usadas geralmente são ou mediterrânicas ou xerófitas (adaptadas a climas mais secos).

Revestimento do Solo - A erosão do solo é minimizada drasticamente através da plantação de espécies vegetais e certos revestimentos com herbáceas, que também possuem a ação de afastar pragas assim como permitem controlar o aparecimentos de plantas infestantes.
Existem também outras coberturas do solo que minimizam o aparecimento de infestantes, tais como o mulch, gravilhas, argila expandida, etc., e que ao mesmo tempo ajudam a manter a humidade no solo. O solo ao estar revestido acaba por sofrer menos com a exposição solar, diminuindo o aquecimento sentido pelas raízes de plantas mais sensíveis.
 
Cortinas Vegetais - Em locais muito fustigados pelo vento, grande parte das plantas debatem-se com a desidratação sentida, contudo é possível resolver esta questão através da introdução de cortinas vegetais - alinhamentos ou sebes de espécies arbustivas ou arbóreas mais resistentes ao vento, protegendo assim as plantas mais sensíveis.